Érica Canal, Psicóloga no Kuau
Por Érica Canal, Psicóloga no Kuau. Publicado em 02 de Janeiro de 2018.

Olá, meu nome é Erica Canal. Sou psicóloga, especialista em Orientação Profissional de Jovens e Adolescentes. Vou apresentar TUDO que você precisa saber para começar a usar uma metodologia inovadora que está revolucionando o trabalho vocacional em centenas de escolas no Brasil. E o melhor de tudo, é GRATUITO!

“Orientação Profissional (OP) é uma poderosa ferramenta para a Escola ter alunos mais engajados nos estudos e preparados para os desafios do mundo do trabalho. Além das disciplinas, a escola deve trabalhar a autoconfiança e o comprometimento de cada aluno com os estudos, mostrando essa influência na conquista dos seus objetivos de vida.”

Dilema dos jovens: “Qual será a minha Profissão?”

Os jovens da Geração Z (nascidos a partir de 1995) estão cada vez mais inseguros e a escolha da profissão se tornou uma fonte de muita angústia, ansiedade e medo. O Kuau é uma startup que criou uma plataforma de orientação profissional, onde atuo como psicóloga liderando a área de pesquisa e inovação. O nome foi inspirado na dúvida do jovem “Qual é o meu sonho?”, “Qual será a minha profissão?”. Eu mesma passei a utilizar a plataforma no meu consultório como ferramenta de apoio no processo de orientação vocacional. Os jovens adoram os vídeos e a facilidade de uso.

Já são centenas de escolas e milhares de alunos no Brasil:

Relatórios e Acompanhamento para Escola

A escola gerencia todo uso do aplicativo pelos alunos e tem acesso a relatórios com o perfil vocacional individual e por turma. Essas informações são importantes para motivar os alunos para os estudos, direcionar a aprendizagem considerando os objetivos profissionais, e personalizar atividades como palestras, feira das profissões, visitas a faculdades, etc.

Relatórios no Kuau

Congresso da ABOP: Orientação Profissional na Escola

Realizamos uma pesquisa em 2017 com escolas e alunos que utilizaram o aplicativo do Kuau com o objetivo de avaliar resultados e aprender mais sobre o comportamento dos jovens, e isso tudo se transformou em 2 trabalhos aprovados e apresentados no Congresso da Associação Brasileira de Orientação Profissional em 2017, realizado em Campinas – SP. (ABOP).

Como psicóloga, e a partir dos resultados comprovados, posso dizer com tranquilidade que a plataforma vai ajudar muito os alunos a conhecerem com mais profundidade as profissões, o curso e o mercado de trabalho, desmistificando crenças e estereótipos equivocados sobre os cursos e as profissões. O aplicativo apresenta vídeos curtos e com uma linguagem da Internet, do jeito que os jovens gostam.

Erica Canal e Gilber Machado no ABOP

Motivos para usar a Plataforma

Abaixo, relaciono 6 motivos para usar a plataforma para apoiar o trabalho de orientação pedagógica e vocacional na escola:

1) Desafio: Alunos Imaturos, Profissionais Infelizes.

Estudos mostram que a Geração Z está chegando à universidade e ao mundo do trabalho mais dependentes e com dificuldade de tomar decisões, refletindo em profissionais frustrados e infelizes. A escolha da profissão é um processo importante de preparação do jovem para tomar decisões importantes e iniciar sua vida adulta com mais autonomia.

2) Escolha Profissional é motivação para o ENEM

Pesquisas recentes mostram que 40% dos alunos da 3ª série do Ensino Médio fazem a prova do Enem sem ter certeza sobre a escolha do curso, e 49% dos jovens abandonam o primeiro curso na faculdade. A escolha da profissão é o ponto de partida para ter alunos mais confiantes e preparados para os vestibulares.

3) Propósito e Impacto Social

Segundo o MEC, somente 8% dos alunos no Brasil têm acesso a algum serviço vocacional, um dos principais motivos da grande evasão no ensino superior. O Kuau trabalha para universalizar o acesso à orientação profissional no Brasil, oferecendo a tecnologia e serviços de forma gratuita para TODAS AS ESCOLAS do Ensino Médio (privadas ou públicas).

4) Metodologia inovadora

Muito mais que um teste vocacional e muito além da informação. Sua escola terá uma fonte de inspiração e autoconhecimento baseada no relato de pessoas reais que apresenta em detalhes o curso, a rotina na faculdade, o mercado de trabalho e os desafios da carreira em diversas profissões. É uma metodologia única no mundo baseada em vídeos de curta duração (microlearning) com depoimento de universitários, recém formados e profissionais experientes. Enquanto assiste aos vídeos, o aluno desenvolve o autoconhecimento e consolida a escolha através do termômetro de afinidade.

5) Troca de Experiência com Educadores de todo Brasil

Já são centenas de escolas que utilizam a plataforma do Kuau em todo Brasil. Em 2018, já serão milhares. A equipe do Kuau está sempre realizando encontros e treinamentos com os educadores para promover a troca de experiência entre os educadores e trazer novidades sobre temas relacionados à Orientação Profissional, Comportamento Jovem e Novas Tecnologias Educacionais.

6) É GRATUITO para a escola e para os alunos

É isso mesmo: um produto inovador e de graça para a Escola! Não é mágica: a receita vem das faculdades que patrocinam o Kuau, acreditando na proposta de reduzir a evasão no ensino superior. Além disso, o Kuau é um canal incrível de relacionamento com as escolas, o que ajuda na busca pelo aluno ideal para seus cursos.

Se sua escola já oferece Orientação Profissional, PARABÉNS! Utilize o Kuau como ferramenta complementar para a exploração das profissões e reforço de autoconhecimento. Você terá resultados ainda melhores. Acompanho pessoalmente muitas escolas que já atuam com psicólogos e orientadores, e o resultado é muito bom.

Espero encontrar você em breve em algum dos seminários e treinamentos que realizamos com os educadores sobre Orientação Profissional e o uso do Kuau na Escola. Até lá ;)

Quero usar o Kuau na minha escola

Preencha o formulário abaixo e nossa equipe vai lhe enviar mais informações sobre como utilizar a plataforma de forma gratuita em sua escola.